Enquanto isso, em período de votação, o Oscar 2025 divulgou nesta terça-feira, 11 de fevereiro, a lista de personalidades que anunciarão seus vencedores na noite de 2 de março. Quem deve levar a estatueta de melhor atriz, os 13 nomes ainda esperam, no mínimo, mais dez para que as 23 categorias da noite sejam contempladas — mas já possibilitam especulação sobre quem apresentará a tão aguardada categoria de melhor atriz, na qual concorre a brasileira Fernanda Torres. Foram confirmados apresentadores que já receberam indicações à premiação, como Scarlett Johansson e June Squibb. Outros nomes no grupo incluem atores de filmes indicados a Melhor Filme, como Elle Fanning, John Lithgow e Bowen Yang.
No ano passado, o formato empregado pela cerimônia foi o do “fab 5”, no qual cinco antigos vencedores das categorias de atuação subiram ao palco para homenagear cada um dos cinco indicados do ano. Portanto em 2025, o Oscar deve retomar o modelo de outrora, no qual os atores que venceram nas categorias do ano anterior são os que entregam troféus para os atores e as atrizes do novo ciclo, e assim por diante. O quarteto vencedor de 2024 já estão confirmados e subirão ao palco Emma Stone, Da’Vine Joy Randolph, Robert Downey Jr. e Cillian Murphy. Caso a tradição seja retomada ao formato raiz, o ator de Oppenheimer anunciará a atriz felizarda e, talvez, receberá a brasileira no palanque. Outra possibilidade mais alinhada com as premiações recentes é que Emma Stone, que ganhou a estatueta ano passado por Pobres Criaturas, assume o anúncio e “passe a coroa” à nova melhor atriz. Estão também indicadas com Fernanda Torres as atrizes Demi Moore, Mikey Madison, Cynthia Erivo e Karla Sofía Gascón.
A lista de apresentadores famosos de prêmios do Oscar conta até o momento com os seguintes nomes:
- Halle Berry
- Penélope Cruz
- Elle Fanning
- Whoopi Goldberg
- Scarlett Johansson
- John Lithgow
- Amy Poehler
- June Squibb
- Bowen Yang
A condução geral da cerimônia, por sua vez, ficará a cargo de Conan O’Brien, ex-apresentador do talk show Late Night with Conan O’Brien e humorista responsável pelos próprios especiais de comédia e roteiros para seriados como Os Simpsons e Saturday Night Live.
Com a aproximação do Oscar 2025 e, neste ano, a edição é especial pelas três indicações recebidas pelo longa brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. De acordo com veículos internacionais, o filme tem chances reais de vencer, ao menos, duas categorias.
Na categoria de Melhor Atriz, disputada por Fernanda Torres, um resultado que dê o prêmio para a atriz brasileira é menos provável. Revistas como The Hollywood Reporter, Variety, Indiewire, Gold Derby e Next Best Picture apostam na vitória da norte-americana Demi Moore. No entanto, destacam a atuação de Torres e a posicionam como segunda favorita à estatueta.
Já na categoria Melhor Filme Internacional, o principal concorrente é o longa francês Emília Perez. Porém, a campanha do filme foi prejudica por polêmicas da protagonista, Karla Sofía Gascón, e do diretor, Jacques Audiard. No momento, apenas o The Hollywood Reporter não aponta Ainda Estou Aqui como vencedor da categoria.
Portanto, a conquista mais recente do filme brasileiro foi a vitória de quatro prêmios no Gold Derby Awards. O longa venceu em Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme Internacional.
Os novos nomes se juntam aos quatro artistas que venceram as principais categorias de atuação na cerimônia do ano passado: Emma Stone, Cillian Murphy, Da’Vine Joy Randolph e Robert Downey Jr. Enquanto isso, eles já haviam sido confirmados como apresentadores do Oscar 2025 pela Academia na semana passada.
O Oscar 2025 acontece no dia 2 de março, em um domingo de Carnaval, às 21h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pela televisão aberta no Brasil.
Até lá, só nos resta esperar o Oscar 2025.