A onda de sucesso das novelas turcas entre o público brasileiro
A dramaturgia turca tem conquistado espectadores e, principalmente, espectadoras brasileiras, e de todas as idades. Com uma boa qualidade de produção, filmagens em locações externas e paisagens e pontos turísticos da Turquia de tirar o folego dos telespectadores. Elementos da cultura turca também são retratados. Então, as produções de lá têm esse aspecto de novidade. Ao mesmo tempo, já estamos familiarizados com as dinâmicas do melodrama por conta da nossa tradição em novelas.
Tramas mais “Recatadas”
O fato de as tramas turcas serem consideradas “mais recatadas e retratarem valores mais conservadores” também é um ponto importante. Já em relação ao fato de a teledramaturgia turca ser menos sexualizada, essa é uma característica que está muito ligada à cultura e à situação política na Turquia, que é um país de maioria islâmica.
Mas, para além das especulações, é certo que tanto as tramas turcas quanto as brasileiras têm suas raízes no melodrama. Isso significa narrativas que enfatizam as emoções e os sentimentos, com personagens muitas vezes estereotipados, como a mocinha e o vilão, e um final que busca mostrar o triunfo do “bem sobre o mal”.
Plataformas que aderiram as novelas Turcas
No Brasil, a popularidade das novelas turcas ganhou ainda mais força com a aposta do Globoplay e da Max em adquirir e disponibilizar essas produções. As plataformas de streaming têm investido em títulos turcos, oferecendo ao público brasileiro acesso fácil a tramas que já fazem sucesso no mundo todo.
Série ou Novelas
Alguns chamam de “série”; outros de “novela”. Mas, afinal, qual é o termo correto? Acredito que “novela turca” é um apelido que as produções que têm essa origem receberam na América Latina e na Espanha pela semelhança com os nossos folhetins. É que a indústria turca opera num modelo muito diferente do que a gente está acostumado no Brasil: em torno de 60 títulos diferentes são lançados ao ano, mas nem todos os projetos chegam ao final, já que, se a audiência não está satisfatória, o título é simplesmente cancelado e substituído. Em conclusão, as novelas e séries turcas são dois nomes diferentes para a mesma coisa.
As preferidas dos brasileiros
Será isso amor
Amor sem Fim
Sr. Errado
Amor e Honra
O Protetor
Um Milagre
Dinheiro Sujo
Asas da Ambição
Esqueça-me se puder
Jogos do Destino
Resumos da minha preferida: ‘Será isso amor?’
A história dessa comédia romântica acompanha Eda Yıldız (Hande Erçel), uma jovem dedicada que se esforça trabalhando na floricultura de sua família para arcar com os custos da faculdade e ajudar nas despesas da casa de sua tia. No entanto, os seus planos mudam quando Serkan Bolat (Kerem Bürsin), proprietário de um prestigiado escritório de arquitetura, decide interromper o financiamento do programa de bolsas de estudo da universidade local.
É nesse contexto que o empresário faz uma proposta inesperada a Eda: ele reverterá a decisão sobre a bolsa de estudos se ela concordar em fingir ser sua noiva por dois meses. Enquanto se passam por um casal, Serkan e Eda começam a viver uma história de amor, o que coloca em risco o acordo inicial.
“Será Isso Amor?” conta com Hande Erçel (Two Strangers) no papel de Eda Yıldız, protagonista da trama, e Kerem Bürsin (Jogos Virtuais: O Início) como Serkan Bolat. O elenco ainda inclui Melisa Döngel (Táticas do Amor 2) como Ceren Bașar, Anil Ilter (Stolen Life) no papel de Engin Sezgin, Başak Gümülcinelioğlu (Yargi: Segredos de Família) como Piril Baytekin e Elçin Afacan (Força de Mulher) interpretando Melek Yucel.
Últimas notícias das novelas Turcas
O grande astro das novelas Turcas e amado em todo o mundo, Can Yaman está de malas prontas para o Brasil. Ele desembarca no país em Março para eventos com fãs.